Electricidade solar ou energia fotovoltaica é a produção de energia eléctrica a partir da radiação solar. E apesar de ainda haver um longo caminho pela frente no que respeita à massificação deste tipo de energia limpa nas casas e nas empresas portuguesas, começa a haver mais informação e uma maior consciência dos benefícios que o investimento num modelo de energia solar pode trazer.

Investir num modelo de energia solar é uma opção que faz cada vez mais sentido.

É que "um sistema bem dimensionado permite poupar até 70% da energia necessária para o aquecimento de água que é usada", avança Pedro Almeida, engenheiro mecânico a trabalhar na área da consultoria energética. O mesmo responsável acredita na "massificação da produção, no futuro será uma realidade ver grande parte dos edifícios com esta tecnologia instalada" e lembra apenas o caso da Alemanha. Se este país, com menos horas de sol,tem uma área colectora instalada muito superior à portuguesa, então, facilmente se percebe que Portugal pode facilmente atingir esse objectivo de massificação. Mas antes de investir há um conjunto de questões que precisa de perceber. O Diário Económico, com a ajuda de especialistas do sector, responde às perguntas de quem está a estudar a hipótese de instalar um sistema de energia solar.

1 - Em que tipo de estrutura arquitectónica é mais fácil a implementação de painéis solares?
A implementação de painéis solares torna-se mais fácil em estruturas de baixa altura e de preferência unifamiliares como moradias e edifícios de serviços com um a dois pisos.

2 - Que tipos de painéis solares existem ?
Cerca de 90% dos painéis solares eléctricos instalados no mundo são feitos de silício cristalino, embora alguns fabricantes que produzem painéis em silício amorfo. Os pequenos painéis que alimentam algumas maquias de calcular são também de silício amorfo. Outros fabricantes ainda produzem os chamados painéis de filmes finos, utilizando células solares de materiais com o cadmium telluride (CdTe) ou o Cobre Indio Desilenio (CuInSe2 ou CIS).

3 - Quanto custa montar um sistema solar numa moradia?
É difícil dizer com exactidão qual o preço, pois esse irá sempre variar em função de várias variantes. Não depende apenas da dimensão da casa, mas também de todos os consumos feitos nessa casa e do número de utilizadores desse agregado familiar. Mas o custo final da implementação de um sistema solar está também dependente das dificuldades de montagem, da intensidade de radiação solar. Mas montar um sistema solar numa moradia unifamiliar ou edifício com dois utilizadores poderá representar entre os 2000 a 3000 euros. É importante ter em conta ainda os custos da manutenção.

4 - É possível montar painéis solares também em prédios?
Sim, é possível. Mas é sempre uma situação onde, na generalidade dos casos, é mais difícil conseguir a concordância de todos os condóminos para fazer esse investimento. A dificuldade encontra-se no consenso de todos e não na inviabilidade da instalação. Nos prédios poderá dar-se a instalação de painéis solares nos telhados ou a sistemas independentes por condómino, embora a melhor solução seja sempre um sistema colectivo que abranja todas as fracções.

5 - E quando terei o retorno do investimento?
Dependendo da utilização, o retorno do investimento só acontece no espaço de oito a dez anos.

6 - O que preciso de saber antes de decidir pela implementação de um sistema solar em casa?
Tem que ter presente quais são os seus hábitos de consumo energético, saber quais são as suas necessidades reais em cada mês par, assim, fazer contas. Precisa sempre de fornecer estas informações na altura de encomendar ou discutir sobre o modelos de sistema solar ideal para a sua casa. Recapitulando, precisa de saber: número de utilizadores, consumos estimados, local de instalação/radiação solar, horário de consumo. A actual legislação fala num consumo de 40 litros/dia/pessoa.

7 - De quanto em quanto tempo é preciso fazer manutenção ao sistema de energia solar?
Se muitos dos sistemas solares instalados nos anos 90 acabaram por se avariar tal ficou-se a dever precisamente à falta de manutenção. Hoje, sempre que é feita a instalação de um colector solar faz-se também um contrato de manutenção a seis anos com uma empresa certificada. A manutenção deverá ser feita todos os anos e consiste na verificação da operacionalidade de todos os equipamentos instalados, isto é, perceber se está tudo a funcionar correctamente. Um sistema solar é fabricado para durar entre 20 a 25 anos. Caso não seja feita a sua manutenção poderá ter um período de vida de apenas cinco a dez anos.

8 - É possível ser-se auto-suficiente energeticamente com a energia solar e fotovoltaica?
"Ainda que fosse possível, não é desejável", responde João Carvalho, vice-presidente da APISOLAR - Associação Portuguesa da Energia Solar. "A segurança do abastecimento passa pela exigência de um mix energético equilibrado", acrescentou o mesmo responsável.

9 - Quais as zonas do país mais favóráveis ao desenvolvimento de energia solar?
Atendendo que Portugal é um dos países da Europa com maior radiação solar, qualquer ponto do País é excelente para a produção de energia solar. João Carvalho explica que até os "locais com recursos solar mais pobre são ainda muito mais atractivos de que os melhores locais em países onde a tecnologia se encontra amplamente difundida, como a Alemanha." A zona mais interessante para Daniel Montoro, scientific officer da EPIA, "é, sem duvida, Sagres."

10 - E quando não há sol? No Inverno os painéis solares térmicos também funcionam?
Sim. Em média, a energia solar disponível no Inverno fornece cerca de 60% das necessidades. Quando há dias de pouco Sol, o sistema de apoio entra em funcionamento. Nestas alturas posso utilizar a energia acumulada em baterias ou se estiver ligado à rede eléctrica, posso utilizar electricidade directamente da rede.

11 - Quantos anos pode durar um painel?
Grande parte dos fabricantes oferece garantias de 25 anos. Mas claro que tem de ser sempre assegurada a manutenção do equipamento, até porque há componentes como baterias ou circuitos electrónicos de controlo que tem um tempo de vida mais curto, que põem variar entre os três e os 15 anos.

12 - Ainda preciso de gás ou electricidade depois de adquirir um painel solar térmico?
Sim, mas este é um recurso que acaba por ser entendido apenas como um apoio ao sistema solar. O sistema será instalado dando prioridade ao Sol garantindo que toda a energia gratuita é aproveitada permitindo assim que a redução possa atingir os 70% (considerando um ano de utilização) e que durante os meses de Verão a energia de apoio (gás ou electricidade) não seja sequer consumida. 13 - Se tiver um painel solar térmico, deixo de ter custos com água quente no futuro?
O sistema termossifão 200l e 300l, permitem poupar até 70% dos custos para preparar a água quente. Não é totalmente isento de custos, dado ter que instalar o sistema solar, mas reduz significativamente os custos da energia para aquecimento da água, uma vez que a energia do Sol é gratuita. A recuperação do custo da instalação é feita com as poupanças de energia ao longo de poucos anos. Fonte:

Económico - Ana Cunha Almeida (03 Abr 2011)

Assistência Técnica (24/24)

Assistência Técnica (24/24)
Informações de Contacto

Contactos

  • Est. Regional 102, Nº 227 Casais de Além
    9135 - 060 Camacha-Madeira
  • Telefone: +351 291 098 135
  • «Chamada para a rede fixa nacional»
  • Email: geral@extraenergia.pt
  • Horário: Dias úteis das 9h às 19h
    e no sábado das 09h às 13h
Top